Isefa: primeira iniciação no culto de Orunmila

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro uma importante questão:

pergunta: Toda e qualquer pessoa pode iniciar-se em Ifá?

Resposta: Não. Dentro de minha caminhada, por muitas vezes vi clientes sentarem na esteira consultando Ifá com meus mais velhos e também comigo, e por inúmeras ocasiões vi Ifá dizendo que não era a hora da pessoa se iniciar, ou seja, passar pelo processo de Isefá tornando-se filho(a) de Ifá, ou Omó Ifá, que é a nomeclatura para quem passa por esta cerimônia. Os motivos de alguém não poder iniciar-se são diversos, desde uma questão espiritual que ainda precisa ser trabalhada antes disto, desde uma questão comportamental que Ifá aponta que precisa ser trabalhada antes disso, até mesmo os próprios Sacerdotes determinarem que não irão iniciar esta pessoa, e isso ocorre pois nossa família é muito criteriosa e somente pessoas que podem honrar o nome da família serão levadas a casa de Orunmila.

Há por aí, muitos “sacerdotes” vendendo iniciações, preocupados com dinheiro e dizendo que todos podem se iniciar, somando números e números de “seguidores” sem o menor critério. Mas este não foi o Ifá que aprendi, e como diz em determinado Odu
“A casa da mentira está sempre cheia”.


O que é Isefa?

Isefa é uma consagração espiritual onde o cliente passa então a ser seguidor de Ifá Orunmila.
Após consagrar-se em Isefa a pessoa é apresentada a Ifá e recebe a linhagem de nossa famíla.
Ao passar por Isefa a pessoa torna-se filho(a) de Orunmila, recebe as revelações do Odu Ifá que irá a partir de então reger sua vida e guiar-lhe rumo a seu destino com todas as orientações necessárias para isto, e também recebe seu próprio Ifá (assentamento de Ifá, como costumam dizer no Brasil).

Antes de submeter-se a Isefa, uma pessoa não pode aprender os segredos do culto. A única maneira então de obter contato com Ifá é consultando e cumprindo Ebós.
Logo, uma vez consagrado em Isefa e cumprido todas as devidas cerimônias (Em nossa família são 3 dias de cerimônias), tornando-se filho(a) de Orunmila a pessoa pode então começar a aprender os mistérios do culto.

Após iniciar-se em Ifá através do Isefa a pessoa tem seu próprio Ifá, tem seu Sacerdote, tem sua família e tem todos os recursos necessários para se alinhar e fortalecer-se espiritualmente, curar-se e evoluir conhecendo mais sobre si mesmo(a) e sobre a vida, e tem todas as possibilidades de crescer como pessoa e espírito, encontrando seu destino através dos caminhos de Ifá.

Olakange Aworeni - Ifá abençoe a todos.